Movimento Maio Amarelo pela conscientização no trânsito


Movimento Maio Amarelo pela conscientização no trânsito

No Brasil, aproximadamente 116 pessoas morrem no trânsito todos os dias. São 3,5 mil mortes por mês, o que resulta em uma alarmante equação de 42 mil vidas perdidas a cada ano.

Os números assustadores chegam a superar os índices da guerra na Síria. Em setembro de 2017, considerado o período mais crítico do conflito no país árabe, foram registradas 3.055 perdas.

Partindo desse contexto, o movimento mundial Maio Amarelo foi criado em 2013 para conscientizar os cidadãos quanto ao riscos causados pelo trânsito.

Através de inúmeras ações e campanhas orientativas, o coletivo busca mobilizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para tornar o trânsito mais seguro e reduzir a quantidade de acidentes.

Conteúdo do artigo

Por que o mês de maio foi escolhido?

Não é por acaso que maio foi o mês escolhido pelo movimento. Em 11 de maio de 2011, a ONU (Organização das Nações Unidas) institucionalizou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito.

Muito mais do que um nome impactante, a medida tem o objetivo de reduzir em 50% o número de acidentes de trânsito em todo o mundo até 2020.

Além disso, também é em maio que acontece a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, uma campanha criada em 2013 para alertar sobre a fragilidade desses cidadãos diante dos trânsitos caóticos das grandes cidades.

Amarelo para alertar

Maio Amarelo

O Maio Amarelo se inspira em outras ações educativas muito bem sucedidas, como o Outubro Rosa para o câncer de mama, o Novembro Azul para o câncer de próstata, e o Dezembro Vermelho para o controle da disseminação da Aids.

A exemplo das campanhas citadas, o movimento é simbolizado por um laço amarelo. A cor foi escolhida como um forma de alertar os cidadãos, assim como acontece nos sinais de trânsito.

Ações do Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento global realizado em 27 países. No Brasil, é organizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Em 2018, a campanha conta com o importante suporte da Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Assim como no caso da Anfavea, o movimento busca reunir empresas, sociedades, ONGs, instituições, bem como a sociedade, para trazer à tona o problema da violência no trânsito e discutir soluções efetivas para reduzir os acidentes.

Ao longo de maio, inúmeras cidades realizam atividades de conscientização no trânsito.

  • Caminhada pela paz no trânsito, Rio de Janeiro (RJ)
  • Blitze educativas, Uberaba (MG)
  • Passeio Ciclístico, Santarém (PA)
  • Blitze educativas, Uberlândia (MG)
  • Caminhada infantil educativa, Balneário Camboriú (SC)
  • Blitze educativas, Araruama (RJ)
  • Palestras e blitze educativas, Patos de Minas (MG)
  • Blitze educativas, Pato Branco (PR)
  • Debate sobre segurança no Trânsito, Fortaleza (CE)
  • Orientações de segurança para ciclistas, São Paulo (SP)
  • Passeio motociclístico, Brasília (DF)
  • Atividades de trânsito educativas, Manaus (AM)

Alerta: celular ao volante

Uma das principais campanhas do Maio Amarelo 2018 está direcionada aos perigos do uso de celular ao volante. Por conta da distração que gera ao motorista, essa prática cada vez mais recorrente é considerada arriscada e pode provocar acidentes.

Além de uma ação em uma partida do Campeonato Brasileiro de futebol, o movimento Maio Amarelo também divulgou um vídeo alertando os condutores sobre a imprudência de usar smartphones enquanto dirigem.