Parceiros
O Parada mobiliza diversos atores sociais por um trânsito mais seguro
Saiba como participar deste Pacto pela Vida
Aderir ao Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito é assumir um compromisso em nome de uma causa: a vida. Por isso, empresas, ONGs, entidades, gestores públicos, educadores, profissionais de trânsito e de comunicação, associações e personalidades dos meios artístico e desportivo já estão engajados na campanha e trabalham para transformar o trânsito em um espaço seguro para todos.
Os 10 mandamentos do Parada
- Boa Convivência no Trânsito
Precisamos de todos para fazer um Pacto pela Vida. Se, no trânsito e na vida, os mais fortes são responsáveis pelos mais frágeis, os motoristas devem tomar cuidado para preservar a vida dos pedestres, skatistas, ciclistas e motociclistas. Você respeita a vida dos outros e evita levar a dor de uma culpa pelo resto da vida. Esse é o pacto!
- Celular
Falar, digitar e ler mensagens no celular são algumas das principais causas de distração e batidas no trânsito. Sem que a gente se dê conta, aqueles poucos segundos colocam muito em risco a sua vida e as das outras pessoas. Faça um pacto com seus amigos, colegas e familiares para não utilizar o celular no trânsito. Estacione e fale, digite e leia à vontade, ok?
- Bebida e Direção
Todos conhecem os perigos de dirigir após ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica. Por mais que algumas pessoas achem que podem dirigir depois de beber, os reflexos são muito reduzidos e muitas vidas já se foram por causa disso. Se for beber, faça um pacto com seu amigo que não tenha bebido ou chame um táxi para levá-lo em segurança. Divirta-se sem medo!
- Ultrapassagens
Sabe o que mais mata nos acidentes em estradas e rodovias? A imprudência nas ultrapassagens, que pode causar batidas de frente. As ultrapassagens devem ser feitas com atenção e somente em locais permitidos. Ao ser ultrapassado, reduza um pouco a velocidade. Por respeito à sua vida e à dos outros, compensa esperar um pouco até que seja possível ultrapassar com segurança.
- Motociclistas
Use sempre o capacete e os demais equipamentos de segurança e siga as regras de trânsito. Elas existem também para você e sua proteção. Assim, você pode fazer a sua parte no Pacto pela Vida. Lembre-se: no trânsito, os veículos são diferentes, mas as pessoas são iguais a você!
- Ciclistas
Instale refletores nos pedais e nos raios traseiro e dianteiro. E só circule nos locais permitidos e pelo lado direito das vias. A sua vida está mais exposta no trânsito porque não há nenhuma proteção para o seu corpo. Você pode e deve fazer parte desse pacto!
- Crianças
Crianças precisam muito de nossa atenção no trânsito. Devem estar sempre acompanhadas por um adulto e ser conduzidas pelo punho para atravessar as vias. Sempre na faixa, ok? E dentro dos carros? Cadeirinha e cinto de segurança nelas! Proteja os pequenos dos perigos, educando-os para serem cidadãos responsáveis e conscientes no trânsito.
- Cinto de Segurança
Motoristas e passageiros, lembrem-se de que temos que usar o cinto de segurança mesmo nos trajetos mais curtos. Também nos assentos de trás! Todos os passageiros devem usar o equipamento mais importante para a sua segurança no trânsito. Você usa o cinto e ele protege você!
- Pedestres
Pedestre todo mundo, em algum momento no trânsito, é. Então, utilize sempre as faixas de segurança para fazer a travessia. Não se esqueça de sinalizar sua intenção de atravessar a rua e aguarde até que todos os carros parem. Sua atitude no trânsito é muito importante. Assim é o Pacto!
- Velocidade
Precisamos respeitar os limites de velocidade no trânsito! Faça um pacto também consigo mesmo. Pare e pense nos riscos e nas consequências antes de sair acelerando por aí. Isso não faz de você mais esperto ou melhor do que os outros. Pelo contrário! Quem faz isso tem a cabeça pequena! Mostre, então, que você é um cidadão educado e está ligado nesse pacto.