Consulta, Calendário, Valor e Pagamento do IPVA 2024 no ES


Não é necessário incluir um título no texto reescrito, apenas focar na reescrita do conteúdo.

Está próximo o momento de quitar o IPVA 2024 ES, e é crucial que todos os motoristas estejam cientes das informações essenciais sobre o tributo. Desse modo, acompanhe o artigo para se manter atualizado sobre as novidades relacionadas ao imposto estadual!

Conteúdo do artigo

O que é o IPVA?

Em primeiro lugar, o IPVA é o imposto obrigatório que incide sobre os veículos em circulação no Brasil. Os donos de veículos devem estar atentos ao pagamento anual, e também verificar se há isenção para determinados grupos.

Nesse sentido, apesar de ter uma legislação central, o IPVA é regulado pelo poder estadual do Detran e da Secretaria da Fazenda de cada estado do Brasil. Os prazos e os valores são atualizados anualmente.


Quem paga o IPVA 2024 no Espírito Santo?

O Detran do ES estabelece algumas regras para isenção do imposto. Em primeiro lugar, os veículos fabricados no ano de 2008 serão automaticamente isentos do pagamento do imposto em 2024, por terem mais de 15 anos de fabricação.

Além disso, o Detran-ES concede isenção do imposto para veículos de serviços agrícolas, transporte de passageiros, ônibus urbanos, ambulâncias e veículos destinados a pessoas com necessidades especiais ou deficiências. Todos os outros veículos, no entanto, precisam pagar o IPVA anualmente.


Qual o valor do IPVA do Espírito Santo?

Em todos os estados do Brasil, o IPVA de 2024 corresponde a uma alíquota do valor venal do veículo, calculado com base na tabela FIPE atualizada em 2024. No caso do Espírito Santo, a alíquota é de 2% para veículos de passeio e 1% para motocicletas, ônibus e caminhões.

Portanto, o cálculo do imposto para um carro de 50 mil reais seria o seguinte:

  • 50.000 x 0,02 = 1000.

No caso de uma moto do mesmo valor, o imposto seria:

  • 50.000 x 0,01 = 500.

Assim, o valor do IPVA varia de acordo com o veículo. No entanto, o proprietário não precisa realizar o cálculo, pois o Detran do Espírito Santo disponibiliza o boleto bancário com o valor final.


Como pagar o IPVA 2024 ES?

É importante ressaltar que o Detran não envia o IPVA pelos Correios. Dessa forma, o único meio de pagamento do IPVA 2024 é pela internet.

Assim, o boleto para quitação da taxa está disponível nos sites da Sefaz (Secretaria da Fazenda) e do Detran do estado do Espírito Santo. Na plataforma, é necessário informar o número do Renavam e a placa do veículo para ter acesso ao boleto bancário do IPVA.

Após o fornecimento dos dados, o site disponibiliza o boleto bancário do IPVA. Atualmente, esse documento pode ser pago na rede bancária das instituições:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Sicoob;
  • Bancoob;
  • Santander;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Lotéricas;
  • Banestes.

Descontos e parcelamento do IPVA 2024

Da mesma forma, o proprietário do veículo tem a opção de efetuar o pagamento em cota única à vista, garantindo um desconto de 15% no valor do imposto. Além disso, é possível optar pelo parcelamento em seis vezes, mas sem direito ao desconto no pagamento.


Quando começa o pagamento do IPVA 2024 ES?

O prazo máximo para pagamento do IPVA 2024 no ES corresponde ao término do vencimento da sexta parcela e do licenciamento. Portanto, confira o calendário previsto para 2024:

Fonte: Sefaz/ES

Em resumo, o IPVA é um imposto obrigatório para a obtenção do licenciamento anual, que também é obrigatório. Mesmo os isentos do IPVA precisam comprovar a isenção para dar início à atualização do CRLV.

Nesse sentido, a falta dos documentos adequados pode resultar em multa e apreensão do veículo já em 2024.