Como funciona o agendamento para fazer documentos

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo!)
Loading...

O agendamento no Poupatempo é uma ferramenta disponibilizada para o cidadão que deseja solicitar um documento. A reserva do atendimento pode ser feita online ou presencialmente. Pela internet, o procedimento deve ser realizado através do site oficial do órgão ou do aplicativo SP Serviços. Pessoalmente, é possível agendar pelos totens de autosserviços, disponíveis nas maiores unidades do programa.

Embora o Poupatempo ofereça mais de 400 tipos de serviços, apenas aqueles com grande volume de procura precisam ser agendados com antecedência:

  • Cadastro de emprego
  • Carteira de Trabalho
  • Seguro-desemprego
  • Carteira de Identidade – RG
  • Carteira Nacional de Habilitação – CNH
  • Serviços relacionados a veículos

Para outros atendimentos solicitados com maior frequência, como emissão do Atestado de Antecedentes Criminais e pagamento do Licenciamento de Veículos (CRLV), o cidadão não precisa fazer agendamento.

Por que o agendamento no Poupatempo é necessário?

A grande maioria dos serviços realizados pelo Poupatempo é feita por ordem de chegada, através da distribuição de senhas. Todavia, demandas como Carteira de Identidade e CNH são solicitadas em demasia diariamente.

O agendamento se faz necessário para administrar o fluxo de atendimento. Dessa forma, o órgão consegue saber quantas pessoas serão atendidas em todos os postos. Quando não há mais vagas para uma data específica, o Poupatempo libera novos horários em outros dias.

Esse sistema é de grande utilidade e comodidade para o cidadão, pois além de ter sua vaga garantida, ele sabe exatamente quando deverá se dirigir à unidade desejada. Como tem um horário reservado, não será preciso esperar em filas para ser atendido.

Cadastro no site do Poupatempo

Para fazer o agendamento pelo site do Poupatempo, você precisa se cadastrar. O processo é simples: você vai precisar fornecer alguns dados pessoais, ativar o cadastro através de um link enviado para o seu e-mail e registrar uma senha de acesso. Feito isso, você pode realizar o login e agendar o serviço desejado.

Como agendar no site do Poupatempo

O serviço de agendamento fica disponível após a efetivação do cadastro. Para agendar, o cidadão precisa acessar sua conta e escolher o serviço desejado. Em seguida, deve selecionar a unidade que deseja receber atendimento. No próximo passo, é necessário escolher uma data e um horário de sua preferência.

Após passar por essa etapa, o site vai exibir as informações do agendamento. Para finalizar, basta clicar em “Confirmar agendamento”.

Na tela seguinte, será possível visualizar o protocolo de agendamento, bem como as informações referentes aos documentos que a pessoa deve levar ao posto. É importante anotar o número do protocolo, pois ele será requisitado pelo atendente do Poupatempo.

Como funciona o pagamento dos serviços agendados

O atendimento para Carteira de Identidade permite que a taxa seja quitada antecipadamente. Na verdade, o próprio Poupatempo recomenda o pagamento prévio. Neste caso, é possível pagar por débito bancário, através do internet banking, ou por boleto.

Para os demais serviços, o cidadão deve pagar o valor no próprio posto. O programa aceita dinheiro e cartão de débito de todos os bancos. Cartões de crédito não são aceitos.

Unidades do Poupatempo

Consulte a relação de todas as unidades fixas do Poupatempo no Estado de São Paulo.

Capital

  • Cidade Ademar, Lapa, Itaquera e Sé.

Região Metropolitana

  • Caieiras, Cotia, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Santo Amaro, Santo André, São Bernardo do Campo e Suzano.

Litoral

  • Caraguatatuba, Praia Grande e Santos.

Interior

  • Americana, Andradina, Araçatuba, Araraquara, Araras, Assis, Avaré, Bauru Bebedouro, Birigui, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas Centro, Campinas Shopping, Dracena, Fernandópolis, Franca, Indaiatuba, Itapetininga, Itu, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Lins, Marília, Mogi-Guaçu, Ourinhos, Penápolis, Pindamonhangaba, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Tatuí, Taubaté e Votuporanga.

Além dos endereços fixos, o Poupatempo também realiza atendimento temporário em unidades móveis. A consulta dos postos móveis, bem como o período de operação, pode ser feita no site do órgão.

Atendimento do Poupatempo

O Poupatempo oferece apoio ao cidadão através de quatro canais de atendimento. Veja os detalhes:

Site oficial (www.poupatempo.sp.gov.br): além de agendar serviços, é o canal mais completo para se obter informações relacionadas ao programa.

Aplicativo SP Serviços (para iOS e Android): permite agendar serviços e obter informações sobre documentos, taxas e prazos.

Poupinha: assistente virtual do site oficial, esclarece dúvidas sobre os serviços disponíveis para agendamento.

Totens de autosserviços: através desse equipamento, o cidadão consegue agendar atendimento e emitir o Atestado de Antecedentes Criminais, entre outros atributos.