O mercado automobilístico brasileiro passa por uma transformação significativa devido ao recente aumento do imposto de importação sobre veículos elétricos e híbridos. Essa mudança, que entrou em vigor em 1º de julho, sinaliza uma nova etapa no setor automotivo e terá um impacto direto nos preços, conforme anunciado pelo governo. Essa elevação faz parte de um cronograma que busca progressivamente retornar aos níveis anteriores de impostos.
Essa atualização nas taxas de importação está em consonância com as estratégias do governo para estimular a produção local e lidar com a concorrência externa, especialmente dos fabricantes chineses. De acordo com Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro da Indústria, o objetivo é incentivar a indústria nacional para promover a descarbonização e criar empregos qualificados no país.
Novas taxas de imposto para veículos eletrificados
As mudanças nos impostos afetam de forma diferenciada os diversos tipos de veículos eletrificados. Os veículos híbridos (HEV e MHEV) tiveram um aumento significativo, com a taxa de importação passando de 15% para 25%. Já os híbridos plug-in (PHEV) viram sua alíquota subir de 12% para 20%. Os veículos totalmente elétricos (BEV), anteriormente taxados em 10%, agora enfrentam um imposto de 18%.
Com a implementação dessas novas taxas, o custo dos carros importados tende a aumentar, o que provavelmente será repassado aos consumidores. Isso pode resultar em uma valorização dos modelos mais populares e afetar a capacidade de competição das marcas tradicionais em relação às asiáticas, muitas das quais já possuem fábricas no Brasil, como a Caoa Chery.
Reação do mercado às mudanças
Antecipando-se ao aumento, algumas empresas estrangeiras aceleraram suas importações. A BYD, por exemplo, importou quase 5.500 unidades em um único carregamento antes da entrada em vigor do novo imposto. As marcas ainda tentam manter os preços enquanto durarem os estoques, porém é esperado que haja alterações nos valores de tabela a partir do segundo semestre de 2024.
As projeções para os próximos anos indicam que essas taxas continuarão a subir. Prevê-se que, em julho de 2025, o imposto sobre os híbridos plug-in alcance 28%, enquanto os veículos totalmente elétricos terão uma taxa de 25%. Em julho de 2026, o governo planeja unificar o imposto para todas as categorias de veículos eletrificados em 35%, o que pode representar um desafio tanto para consumidores quanto para fabricantes.