Nos últimos tempos, a indústria automotiva da China passou por mudanças significativas. As fabricantes de veículos elétricos (EV) chinesas, como a BYD e a Xpeng, estão ganhando destaque, desafiando a liderança histórica das montadoras estrangeiras no país.
Desafios para as montadoras estrangeiras
Recentemente, a Volkswagen anunciou a possibilidade de fechar fábricas na Alemanha visando reduzir custos, uma vez que suas vendas na China caíram mais de 25%, totalizando 1,34 milhão de unidades no primeiro semestre do ano. A posição de marca mais vendida na China foi perdida pela Volkswagen para a BYD, após uma liderança ininterrupta desde, pelo menos, 2000.
Ford e General Motors também enfrentam obstáculos no mercado chinês. A participação das montadoras estrangeiras nas vendas de veículos no país diminuiu de 53% em julho de 2022 para 33% em julho de 2023, de acordo com a Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (CPCA). Por outro lado, as marcas chinesas viram sua participação crescer de 47% para 67% no mesmo período.
Os lucros das montadoras na China estão sob pressão, com a renda das joint ventures da Toyota caindo 73% no último trimestre, e a GM registrando perdas trimestrais consecutivas, vendendo 2,1 milhões de unidades no ano passado, metade do pico de 2017.
Revolução dos veículos elétricos
O avanço das fabricantes chinesas de veículos elétricos está reconfigurando o mercado. A chegada da Tesla na China, com a produção local do Model 3 em Xangai, impactou positivamente, transformando a percepção do consumidor em relação aos veículos elétricos e impulsionando a demanda.
A BYD, por exemplo, vendeu 3,02 milhões de veículos globalmente em 2023, um aumento de 62% em relação ao ano anterior. Enquanto isso, a Volkswagen entregou 1,02 milhão de veículos elétricos e híbridos plug-in, e a Tesla vendeu 1,8 milhão de veículos totalmente elétricos.
Impacto global e estratégias de expansão
As exportações de veículos da China cresceram mais de 60% no último ano, ultrapassando 4 milhões de unidades, tornando o país o maior exportador de automóveis do mundo. As fabricantes chinesas estão ampliando sua presença global, com planos para inaugurar fábricas na Tailândia e na Hungria, além da aquisição da distribuidora alemã Hedin Electric pela BYD.
Diante dessas mudanças, as montadoras globais estão buscando parcerias locais e investimentos estratégicos. A Volkswagen adquiriu 5% da Xpeng, enquanto a Stellantis comprou 20% da Leapmotor, visando comercializar os veículos da fabricante chinesa na Europa.
O mercado automotivo mundial está se adaptando rapidamente às novas dinâmicas introduzidas pelas fabricantes chinesas de veículos elétricos, consolidando o país como o novo epicentro da indústria automobilística.
*Com informações de Hanna Ziady, da CNN, em Londres*.