IPVA 2024 em São Paulo: Como consultar a tabela, verificar o valor, efetuar o pagamento e contatar o Detran.


Em São Paulo, a Secretaria da Fazenda já disponibilizou os detalhes relativos ao IPVA 2024, e abaixo você encontrará todas essas informações! Continue lendo para descobrir as datas, alíquotas, formas de pagamento e mais sobre esse imposto.

Quando começa o pagamento do IPVA 2024 SP?

O calendário de pagamento do IPVA 2024 SP terá início em janeiro de 2024 e seguirá os seguintes prazos:

– Placa do Veículo
1ª Parcela (ou cota única – com desconto): 11/janeiro
2ª Parcela (ou cota única – com desconto): 12/janeiro
3ª Parcela: 15/janeiro
4ª Parcela: 16/janeiro
5ª Parcela: 17/janeiro

Para garantir o desconto de 3%, o pagamento integral deve ser feito em janeiro, nas datas estabelecidas de acordo com o final da placa. Além disso, existe a opção de quitar o imposto em abril, de uma vez só, mas sem desconto.

Aos condutores que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos serão em março, maio, julho, agosto e setembro, respectivamente.

Como descobrir o valor do IPVA 2024 SP?

Para verificar o valor do seu IPVA 2024 SP, acesse o site da Secretaria da Fazenda. Após encontrar a categoria “Cidadão”, localize a seção “IPVA”, clique em “Serviços” e acesse “Acesso à consulta de débitos vinculados ao veículo”. Assim, será possível visualizar o montante a ser pago em 2024 e verificar possíveis débitos anteriores.

Quanto é cobrado de IPVA 2024?

A alíquota do IPVA varia de acordo com o tipo de veículo:

– 4% para veículos de passeio;
– 2% para motocicletas, caminhonetes, ônibus, entre outros;
– 1,5% para caminhões;
– 1% para veículos de locadoras registrados em SP.

Além disso, alguns grupos de condutores têm direito a descontos, como bom motorista, pessoas com deficiência, taxistas, entre outros.

Formas de pagamento e desconto IPVA SP

Para efetuar o pagamento do IPVA 2024 SP, acesse o site da Secretaria da Fazenda e, na seção “Serviços”, emita as guias de pagamento. É possível quitar em parcela única com desconto de 3%, em fevereiro sem desconto ou parcelar em até cinco vezes, conforme o final da placa do veículo.

Isenção IPVA SP 2024

A isenção do IPVA é limitada a deficientes com graves ou gravíssimas deficiências. Proprietários de veículos com mais de 20 anos de fabricação e veículos utilizados para transporte escolar também estão isentos do imposto.

Para mais informações sobre o IPVA 2024, continue acompanhando nosso portal.