Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran: IPVA 2024 no Amapá


O *IPVA 2024 AP* é o tributo necessário para todos os donos de veículos no estado do Amapá. Por isso, desde o início do ano, é necessário se preparar para o pagamento e evitar possíveis multas. Para auxiliar, separamos todas as informações sobre o cronograma e os valores do *IPVA 2024 AP*; confira!

Conteúdo do artigo

Calendário de pagamento do IPVA 2024 AP

Anualmente, o Detran-AP publica o cronograma de pagamento do IPVA do próximo exercício. Normalmente, já em dezembro, o proprietário fica ciente das datas para quitar o imposto e manter o veículo de acordo com a legislação.

O *pagamento em cota única* deve ser efetuado até *meados de março de 2024*. Já para quem optar pelo pagamento do *IPVA 2024* em seis parcelas, segue o seguinte calendário:

– 1ª parcela até o *meio de março*;
– 2ª parcela até o *meio de abril*;
– 3ª parcela até o *meio de maio*;
– 4ª parcela até o *meio de junho*;
– 5ª parcela até o *meio de julho*;
– 6ª parcela até o *meio de agosto*.

Concomitantemente ao IPVA, o prazo máximo para regularizar o imposto e a documentação do veículo é até *o final de agosto de 2024*, com a fiscalização iniciando em 1º de setembro. Por isso, é fundamental planejar com antecedência.

Como obter o boleto do IPVA 2024 AP?

No estado do Amapá, o proprietário pode realizar todo o processo de forma totalmente on-line. Para isso, basta acessar o site do Detran-AP ou da SEFAZ-AP, a Secretaria da Fazenda.

Para ter acesso ao boleto bancário com o valor do IPVA para pagamento, o proprietário deve fornecer os *números de placa e de Renavam*. O boleto pode ser emitido diretamente no site.

O pagamento pode ser efetuado nas instituições bancárias credenciadas, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Além disso, há bancos que aceitam o pagamento via internet banking.

Qual o valor do IPVA 2024 AP?

O IPVA é uma determinação do Código de Trânsito Brasileiro com abrangência em todo o país. Contudo, a regulamentação do preço e do cronograma *é* de responsabilidade dos Departamentos Estaduais de Trânsito.

Dessa forma, o IPVA corresponde a uma *alíquota do valor venal* do veículo, conforme a tabela FIPE atualizada. Veja os percentuais:

– 3% para automóveis;
– 1,5% para ônibus e motos.

Assim, um carro de *50 mil reais* terá o seguinte valor de IPVA:

– 50.000 x 0,03 = 1.500

No caso de uma moto *de igual valor*, o cálculo é o seguinte:

– 50.000 x 0,015 = 750

Portanto, o valor do IPVA depende inteiramente do *tipo de veículo* e do *valor venal atualizado em 2024*. No entanto, o proprietário *não precisa realizar o cálculo por conta própria*, pois o Detran fornece o valor completo.

Desconto e formas de pagamento do IPVA 2024 AP

Os donos de veículos no Amapá têm *duas opções de pagamento*. Optar pelo *pagamento adiantado em cota única* garante um *desconto de 20%* sobre o valor total do imposto.

Além disso, é possível pagar o IPVA em seis parcelas iguais. Nesse caso, *não há nenhum desconto* e o proprietário precisa quitar o valor total do imposto. No entanto, há a vantagem de poder pagar aos poucos.

Quem tem direito a isenção?

Todos os estados brasileiros oferecem possibilidades de *isenção dos impostos*. Os proprietários de veículos com *mais de 10 anos de fabricação* podem solicitar a isenção do pagamento. Portanto, veículos de 2013 para trás estão isentos do imposto.

Taxistas e mototaxistas *podem solicitar a isenção*. Além disso, pessoas com deficiências ou necessidades especiais também não precisam pagar o imposto, podendo ser solicitado por um representante legal.