Consulta, Calendário, Valor e Pagamento do IPVA 2024 em MT


O IPVA 2024 MT é o tributo necessário para estar regularizado com o Detran do estado. Este documento é exigido para o licenciamento obrigatório, inclusive para veículos com direito a isenção. Para auxiliá-lo, reunimos todas as informações sobre o IPVA 2024 MT; confira!

Conteúdo do artigo

Compreenda o que é o IPVA

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – é um tributo anual obrigatório que incide sobre a propriedade de veículos automotores, como carros, motos, caminhões, ônibus e outros. Arrecadado pelos estados e Distrito Federal, é uma das principais fontes de receita.


Quem deve quitar o IPVA 2024 MT?

Conforme a legislação, o IPVA 2024 é obrigatório para todos os veículos que não se enquadram nas exceções previstas pela Lei. Existem algumas isenções para determinados setores da sociedade.

Veículos com 18 anos ou mais a partir da data de fabricação estão isentos do pagamento do imposto. O Detran-MT também isenta veículos usados para táxi e para combate a incêndio.

Além disso, pessoas portadoras de deficiência ou condições extremas e proprietários de veículos movidos a GNV também podem solicitar a isenção. Caso contrário, todos os veículos devem pagar o IPVA anualmente.


Qual é o valor do IPVA no MT?

Conforme a lei, o IPVA é calculado com base em uma alíquota do valor venal do veículo de acordo com a tabela FIPE. Os valores variam de acordo com o tipo de veículo; confira:

  • 1% para ônibus e motos até 180cc;
  • 2% para automóveis de passeio;
  • 2,5% para motos entre 180cc e 300cc;
  • 3% para motos entre 300cc e 600cc e para jipes e caminhonetes;
  • 3.5% para motos acima das 600cc.

Por exemplo, o proprietário de uma moto de 600cc com valor venal de 50 mil reais precisa pagar os seguintes valores:

  • 50.000 x 0,035 = 1750

Neste caso, o imposto é de 1.750 reais. Caso o mesmo valor fosse de um carro, o montante seria:

  • 50.000 x 0,02 = 1.000

Portanto, é evidente que o valor depende do tipo de veículo, além da tabela FIPE atualizada em 2024.


Como realizar o pagamento do IPVA 2024?

No momento, o pagamento do IPVA em MT pode ser realizado completamente online. O proprietário do veículo precisa acessar o site oficial e fornecer os dados do Renavam e placa do veículo – ou do chassi.

Ao acessar a plataforma da SEFAZ, o proprietário receberá o boleto bancário com o valor total do IPVA para 2024, sem necessidade de cálculos. O documento pode ser pago nas seguintes instituições bancárias credenciadas:

  • Banco do Brasil e correspondentes;
  • Cooperativo de crédito Primavera do Leste;
  • Bradesco e associados;
  • Banco Sicredi;
  • Caixa Econômica e Casas Lotéricas;
  • Sicoob;
  • Santander e Itaú.

Descontos no IPVA MT 2024

O Detran-MT oferece 15% de desconto para o pagamento adiantado em parcela única, geralmente, até o meio de maio de 2024. Além disso, o proprietário pode inserir o Nota MT para obter até 100 reais de desconto com as contribuições no CPF.


Calendário do IPVA MT 2024

Diferentemente de outros estados, o Mato Grosso não altera o prazo de pagamento de acordo com a placa. Em geral, o prazo para realizar o pagamento antecipado com desconto é até o meio de maio de 2024.

O proprietário pode optar por pagar em parcela única sem desconto algumas semanas depois, mas ainda em maio. Também é possível parcelar em 6 pagamentos iguais, iniciando em maio e com prazo final em outubro de 2024.

É importante ressaltar que o IPVA é o documento necessário para realizar o licenciamento anual obrigatório. Não possuir o CRLV atualizado – mesmo com a isenção do IPVA – pode resultar em multa e até mesmo apreensão do veículo.