Parada - Pacto Nacional pela redução de acidentes.

Serviços Digitais

Baixe os aplicativos “Mãos no volante” e “Onde tem táxi aqui?”

O Ministério das Cidades, por meio do Denatran, desenvolveu dois aplicativos para celular com o objetivo de reduzir duas das principais causas de acidentes no trânsito: distração pelo uso do telefone móvel ao volante e direção após o consumo de bebidas alcoólicas.

O “Mãos no Volante” é uma ferramenta disponível para smartphones que ajuda você a evitar o uso do celular enquanto dirige. Ao baixar o aplicativo na loja virtual, as pessoas que ligarem ou enviarem mensagens de texto perceberão que a ligação será cancelada e, na sequência, receberão uma mensagem informando que você está ao volante. A resposta automática contém o texto “Estou dirigindo no momento. Ligo mais tarde”, mas pode ser personalizada. O aplicativo já está disponível para download na plataforma Android e Blackberry.

O outro serviço é o aplicativo “Onde tem táxi aqui?”, desenvolvido especialmente para incentivar motoristas que tenham consumido qualquer quantidade de bebida alcoólica a voltarem de táxi para casa. A partir da base de dados do Google, o software busca pontos ou empresas de táxi mais próximos do local onde o usuário se encontra e fornece o telefone para contato. O produto está disponível para smartphones com os sistemas Android e iOS (iPhones).

Clique nas imagens e faça o download em seu celular.

Aplicativo

Mãos no volante

Aplicativo

Onde tem táxi aqui?

Aplicativo

Amigo da Parada

AMIGO DA PARADA

O Ministério das Cidades disponibiliza aos usuários de smartphones um aplicativo capaz de sortear e comunicar à um grupo de amigos quem será o Motorista da Parada. Em função do maior rigor na aplicação e sanções da Lei Seca no Brasil, o aplicativo tem por objetivo difundir a prática de direção segura mediante a não combinação de álcool e direção. Assim, o aplicativo, além de divertido, configura-se como um serviço de utilidade pública, possibilitando que o usuário informe aos amigos quem ficará sóbrio para levar o grupo para casa em um determinado evento.

- O aplicativo Motorista da Parada permite que você envie um sms gratuito informando aos seus amigos que irá ficar sóbrio para levá-los para casa em segurança.

- Com o Motorista da Parada você pode realizar um sorteio com até 4 (quatro contatos) para saber quem será o motorista da vez.

- Após o sorteio você pode enviar um sms ao amigo sorteado avisando que ele foi escolhido para ficar sóbrio naquele evento e levar os demais em segurança.

- O aplicativo pode ser utilizado quantas vezes você desejar. – O envio de sms é totalmente gratuito.

Quer fazer uma viagem segura e sem surpresas desagradáveis? Agora você pode!

O Rotas das Cidades é um site que permite ao usuário escolher, compartilhar e salvar uma rota com base em informações seguras e atualizadas em tempo real sobre o trajeto que se pretende seguir. Depois de selecionar a origem e o destino, é possível saber as condições das rodovias, a previsão do tempo, o valor dos combustíveis e a localização de postos de gasolina ao longo do percurso, além de encontrar os pontos mais próximos de serviços de urgência e emergência.

Visite a página do Rotas das Cidades e boa viagem!

Mosaico

Siga o exemplo de quem participa do Parada nas redes sociais. Curta a nossa página no Facebook ou tweet uma mensagem com as hashtags #parepensemude, #pactopelavida ou #paradapelavida.